1º Compra agora o meu campo que está em Anatote... -Jer 32: 08
2º Comprei.. - Jer 32:09
3º Assinei a escritura, fechei-a com selo, chamei testemunhas e pesei-lho
o dinheiro numa balança... Jer. 32:10
4º Tomei a escritura da compra ( tanto a selada, quanto a cópia aberta)... Jer. 32:11
5º ... dei-a a Baruque ( o escrivão)... Jer.32:12
6º Depois orei ao Senhor... Jer.32:16
Pois assim havia dito o Senhor;
Veio, pois, a mim Hanameel, filho de meu tio, segundo a palavra do Senhor, ao pátio da guarda, e me disse: Compra agora a minha herdade que está em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu é o direito de herança, e tens o resgate; compra-a para ti. Então entendi que isto era a palavra do Senhor.
Jeremias 32:8
Quem se arriscaria a adquirir terras devastadas?
Quem compraria um imóvel totalmente desvalorizado, por um preço alto?
Quem faria todo este procedimento em cartórios específicos, com toda a documentação em dia e
com a presença de testemunhas?
Quem investiria no que parecia totalmente perdido?
Estas são algumas perguntas que merecem uma grande atenção, Jeremias havia acabado de receber um ordem de Deus. Era para que ele comprasse por um alto preço e de forma totalmente legal, um campo totalmente devastado.
Você seria capaz de fazer o mesmo?
Particularmente, isso me toca, pois como uma corretora de imóveis que sou, sei que esse com toda certeza não seria um bom investimento, digo isto por toda a situação que envolveu a destruição daquelas terras, que como a própria bíblia diz; estavam totalmente devastadas.
Mas se essa história não tivesse tido um final tão surpreendente, ela não estaria na bíblia e eu não estaria aqui relatando-a.
O fato foi o seguinte:
Deus ordenou a Jeremias que fizesse aquele investimento. Jeremias; profeta, servo obediente do Senhor, obedeceu às palavras e efetivou a compra.
Ele fez aquilo tudo na presença de muitos; imagine quais foram as criticas que ele ouvira?
Mas Jeremias, obedeceu, porém, em seguida, depois de cumprido todos os procedimentos legais para
a compra do imóvel e de ter seguido as ordens específicas dadas pelo Senhor, Jeremias ainda sem entender o porque daquilo tudo, orou ao Senhor.
Durante a oração, Jeremias de certa forma "questionou" a Deus, o por que daquela compra e até mesmo citou as condições do local e a sua tremenda devastação.
Imediatamente após a esta oração, o próprio Deus falou em resposta a Jeremias, dizendo assim:
Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?
28 Portanto assim diz o SENHOR: Eis que eu entrego esta cidade na mão dos caldeus, e na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, e ele a tomará.
29 E os caldeus, que pelejam contra esta cidade, entrarão nela, e pôr-lhe-ão fogo, e queimarão, as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a Baal e ofereceram libações a outros deuses, para me provocarem à ira.
30 Porque os filhos de Israel e os filhos de Judá não fizeram senão mal aos meus olhos, desde a sua mocidade; porque os filhos de Israel nada fizeram senão provocar-me à ira com as obras das suas mãos, diz o Senhor.
31 Porque para a minha ira e para o meu furor me tem sido esta cidade, desde o dia em que a edificaram, e até ao dia de hoje, para que a tirasse da minha presença;
32 Por causa de toda a maldade dos filhos de Israel, e dos filhos de Judá, que fizeram, para me provocarem à ira, eles e os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes, e os seus profetas, como também os homens de Judá e os moradores de Jerusalém.
33 E viraram-me as costas, e não o rosto; ainda que eu os ensinava, madrugando e ensinando-os, contudo eles não deram ouvidos, para receberem o ensino.
34 Antes puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para a profanarem.
35 E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá.
36 E por isso agora assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, acerca desta cidade, da qual vós dizeis: Já está dada na mão do rei de babilônia, pela espada, pela fome, e pela pestilência:
37 Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os tenho lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente.
38 E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus;
39 E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles.
40 E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim.
41 E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma.
42 Porque assim diz o Senhor: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho declarado.
43 E comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis: Está desolada, sem homens, sem animais; está entregue na mão dos caldeus.
44 Comprarão campos por dinheiro, e assinarão as escrituras, e as selarão, e farão que confirmem testemunhas, na terra de Benjamim, e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá, e nas cidades das montanhas, e nas cidades das planícies, e nas cidades do sul; porque os farei voltar do seu cativeiro, diz o Senhor.
Ou seja, Deus mostrou a Jeremias, que Ele transformaria toda aquela devastidão em terras férteis, lugar de bênçãos, lugar de paz.
E isto se cumpriu, o Senhor restaurou aquele lugar.
Prezado leitor (a), já que você me deu a honra de ter lido esta postagem aqui, então, passe a crer ainda mais nas promessas do Senhor, muitas das vezes nós realmente não entendemos o "por que" das coisas e nem mesmo concordamos com alguma coisa que Deus nos manda fazer.
Mas, assim como Jeremias investiu no que parecia perdido, o nosso Deus e o Senhor Jesus, investiram em muitas vidas que pareciam perdidas, sem nenhuma perspectiva de mudança. E quem sabe uma dessas vidas seja a sua?
Talvez aos olhos dos outros e até mesmo aos seus próprios olhos, você não valha nada, não presta nem pra viver, mas creia, se o próprio Deus investiu a vida do seu filho e o Senhor Jesus deu o seu sangue na cruz por você; é porque a partir de hoje, de acordo com a sua fé, o inesperado pode acontecer.
Invista no que parece perdido, pois de uma hora para a outra, tudo pode mudar.
Letícia Pires do Megafone